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Vagner Bellacosa
Vagner Bellacosa14/12/2021 21:13
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ūüėč A onda do momento surfando no Metaverso ūüėč ūüėč

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Matrix Metaverso RV e redes sociais

Salve jovem padawan com o apagar das luzes de 2021 e o mundo tech digerindo a bomb√°stica fala de Zuckerberg na Facebook Connect 2021, onde disse que as diversas empresas do Grupo iriam investir pesadamente e adentrar no Metaverso, inclusive renomeando o Facebook Holding para Meta.

Este artigo tem o objetivo de introduzir o tema e divulgar mais sobre a Realidade Virtual e o futuro planejado para as Redes Sociais, não é um tema recente, sendo discutido amplamente no século passado e a partir dos anos 90 fazem parte do imaginário popular.

Para os jovens padawans n√£o √© nenhuma novidade, afinal muitos livros, contos, musicas, gibis, filmes e series tem servido de norte para os pesquisadores e a cada dia surge um novo gadget sedutor, como √© de costume vamos conhecer algumas defini√ß√Ķes base para preparar o caminho e abrir e expandir a discuss√£o a todos.

O que é Metaverso?

No contexto atual onde vivemos online a maior parte do tempo e uma grande comunidade virtual foi constru√≠da ao longo do tempo, onde provavelmente poderemos nos encontrar virtualmente, criando nossos avatares de acordo com nossas preferencias, onde podemos interagir num novo mundo em nossos momentos de lazer ou trabalho e at√© sociais. Apesar da segrega√ß√£o, que as redes sociais de hoje ampliaram, criando um mundo √† parte, tem um ponto positivo, onde passamos muitas horas do dia:¬†conversando, vendo v√≠deos e fotos, ouvindo m√ļsica nos perif√©ricos existentes e assistentes virtuais tipo Alexa e Siri.

No Metaverso a proposta é mais ousada, vamos poder nos conectar com equipamento de realidade aumentada e criar uma vida paralela na grande rede, algo como um Matrix, onde trabalharemos no mundo virtual, onde converteremos dinheiro real em virtual e vice-versa, adquirindo produtos e nossas vida será completamente armazenada em grandes mainframes e datacenters, um Fortnite ou Roblox expandido.

O que é Realidade Virtual

√Č mais f√°cil fazermos analogias ao cinema, que nos legou grandes obras cinematogr√°ficas sobre a Realidade Virtual, recomendo assistirem Matrix, 13¬į Andar, Avatar, O vingador do Futuro, Jogador N¬į 1, ExistenZ , entre outros a lista √© enorme.¬†O que cada filme tem em comum √© a possibilidade de abandonarmos nossa vida insonsa e sair do nosso mundo cinzento e adentrar num vida cheia de glamour, onde nossos avatares s√£o tudo aquilo que n√£o somos nesta vida real.

Inclusive tem um velho episódio do Arquivo X, que jovens abandonam uma vida frustrada, fazendo upload da mente para poderem viver na Web, num novo mundo a se descobrir parasitando servidores e acessando todo o conhecimento que existe online.

Memor√°vel tamb√©m √© a cena em um dos Star Wars que apresenta uma reuni√£o Jedi com in√ļmeros participantes em videoconfer√™ncia, eles s√£o imagens hologr√°ficos e est√£o a anos-luz de distancia, quem sabe um dia em nossa gera√ß√£o tenhamos equipamentos semelhantes, os Jetsons iriam morrer de inveja.

Minha primeira investida em RV

Até hoje me lembro a primeira vez que utilizei um óculos de realidade virtual, foi na Fenasoft no Anhembi São Paulo, se não me falha a memória 1990 ou 1991. Em que tive a possibilidade de jogar um famoso jogo na época, cujo o tema era fantasia medieval, onde o personagem principal um feiticeiro guerreiro percorria um mundo repleto de criaturas malignas e através da máscara a imersão era total com som e áudio 3d, com os movimentos do personagem era reflexo de nossos movimentos, padawan que sensação.

Grandes jogos consumiam o máximo do PC 486 multimídia era a época de Doom , Castle Wolfstein, Duke Nukem e tantos outros jogos que exploravam ao máximo as recém lançadas placas multimídia, hoje até o celular e acetato fazem vídeos 3D, mas para época era o Estado da Arte, que marcaram o jovem tiozão.

A famosa Luva Power-Glove

Um sonho não realizado, ter uma luva de realidade virtual Power Glove, me apaixonei loucamente por esse periférico, amor à primeira vista logo quando a vi, um amigo mestre do submundo informático, desde os TRS-80, MSX até o PC e que recebeu num lote de cacarecos vindos de Miami a poderosa Power-Glove. 

Nesta época, eu trabalhava no aeroporto de Congonhas e eventualmente retirava os pacotes para o Jamil, o primeiro hacker, que conheci nas noitadas do mundo virtual na época de linha discada, onde esperávamos o período da meia-noite as 6 para conectar-se e usar videotexto, mirc ou icq.

Com toda certeza merece um artigo somente dele, um baiano que veio estudar medicina em S√£o Paulo, porem mergulhou de cabe√ßa no cyberworld, e acabou criando o maior centro de distribui√ß√£o de games alternativos do Brasil, respons√°vel pela metade de todos os jogos distribu√≠dos no Brasil, onde sempre acrescentava sua marca em ASCII Art, primeiro em K7s, depois em disquetes 5 1/4 e 3 ¬Ĺ, depois em Cd-Rom at√© que a PF acabou com a festa.

A luva power-glove era um acess√≥rio, que permitia jogar no videogame Nintendo substituindo o joystick, por√©m n√£o era t√£o eficaz, mas era altamente estilosa, pouco funcional vendia mais a ideia do futuro com um design √ļnico, do que facilitava a jogabilidade, mas quem se importava, sendo dono de um item t√£o desejado

Recomendação de Leitura

√Č um pouco denso e dif√≠cil, mas recomendo vivamente a leitura do livro Simulacros e Simula√ß√£o um tratado filos√≥fico de Jean Baudrillard e os livros de William Gibson, o homem que cunhou o termo de ciberespa√ßo e um grande observador da cyber cultura, que desde 1984, vem divulgando em sua obra o mundo virtual.

Periféricos de realidade aumentada

Precisamos de capacetes, luvas e vestimentas para o metaverso, imagine um mundo onde possamos utilizar mascaras de realidade virtual com √°udio incorporado, vestes que reproduzam nossos movimentos e sensa√ß√Ķes, luvas que permitam itera√ß√£o total, com toques e apertos, onde poderemos imergir no mundo virtual, recentemente um Shopping em Campinas disponibilizou numa exposi√ß√£o sobre a obra de Van Gogh, em que numa visit√°vamos uma sala reproduzindo uma pintura.¬†

Desafio no Brasil

Infelizmente, meu lado pessimista n√£o acredita que poderemos surfar plenamente no Metaverso, em nosso pais temos problemas de infraestrutura em que a grande maioria das pessoas n√£o tem acesso a internet de Banda Larga, sem contar nos famosos gargalhos que derrubam nossa web.

Sem contar nos preços proibitivos de equipamentos e periféricos, teremos que aguardar os mestres chineses criarem equipamentos acessíveis e com alto poder de processamento, para podermos adentrarmos no Mundo Virtual.

Temos um longo caminho a ser trilhado e com certeza alguns chegaram primeiro ao metaverso, aumentando o abismo social dos info-excluidos, um triste cenário para nosso pais, principalmente pelas oportunidades de negócios que irão surgir.

Lembro sempre o jogo Second Life, que uma das grandes barreiras era a necessidade de um computador top de linha no trin√īmio processador¬†+ memoria + espa√ßo em disco e com isso o jogo fracassou comercialmente e ainda sofreu com a internet da √©poca ADSL.

Conclusao

Jovem padawan os pr√≥ximos anos prometem, imagino quando o metaverso estiver plenamente implantado, onde nos encontraremos virtualmente, nossos avatares poder√£o estar em qualquer local do universo, num simples passar de portais, limita√ß√Ķes f√≠sicas desaparecer√£o. Poderemos fazer o que quisermos, uma era de ouro para n√≥s que vimos os prim√≥rdios da internet com os modens de linha discada e a grande dificuldade que era conectar-se ao provedor de internet nas horas de pico. Iniciei-me nos MIRCs da vida, sofri no videotexto, fiz amigos no velho ICQ, minhas primeiras videoconfer√™ncias foram no MS Netmeeting,

Estou muito curioso com o que vem a seguir, como será a proteção dos dados pessoais, as loucuras que aconteceram com o Dark Web se encontrar no virar da esquina, imagino que existiram bairros barra-pesada no Metaverso, existira uma policia? Políticos? Seremos Zombies alienados usuários de uma droga virtual que entorpecera nossos sentidos?

Veremos nos capítulos vindouros.

Espero ter ajudado ate o próximo artigo.

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image Mais momento jabá, A realidade virtual numa exposiçao no Shopping Iguatemi, conhecendo a vida e a obra de Van Gogh com realidade aumentada através de óculos RV, visite meu vídeo e veja para onde fui desta vez : https://www.youtube.com/watch?v=0JEV3LW2Gl4

Bom curso a todos.

image https://www.linkedin.com/in/vagnerbellacosa/

image https://github.com/VagnerBellacosa/

Pode me dar uma ajudinha no YouTube?

image https://www.youtube.com/user/vagnerbellacosa

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