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Marlon Gonçalves
Marlon Gonçalves16/02/2023 12:25
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As vantagens de aprender POO e explicação de seus conceitos básicos.

  • #Ruby
  • #PHP
  • #Java

Muitos devs tem medo da famosa OO eu mesmo já tive, mas isso deve ser quebrado afinal OO é uma maneira muito eficiente

de escrever seu código pois com ela você pode tornar seu código mais próximo do mundo real pela maneira com que ele é

escrito pensando sempre em objetos e também pode tornar seu código reaproveitável e de fácil leitura.

Ex:

Na vida real:

Objetos tem propriedades

Objetos tem funções

Na orientação a objetos é a mesma coisa porém chamados de:

Objetos tem atributos

Objetos tem métodos

Ex prático na vida real:

Carro tem cor, ano, modelo, etc.

Carro pode andar, parar, etc.

Usando o mesmo exemplo prático em PHP:

Definimos uma classe que é como se fosse o molde do objeto as características básicas

OBS: a maneira com que irei demonstrar não é uma boa prática, mas para exemplo fica

mais claro de início

OBS2: // são comentários e /* */ também são.

OBS3: se você ver um $ significa que é uma variável do PHP elas usam $ para serem identificadas.

class Carro{

// por convenção o nome das classes começa com maiúsculo

// aqui vou colocar os atributos não se atente ao public agora, ele não é relevante para nossa explicação

public $cor = "vermelho";

public $ano = 2014;

public $modelo = "Chevette";

//Aqui vou definir os métodos que nada mais são do que funções

public function Andar(){

//echo é a maneira de escrever na tela no PHP

echo "o carro andou";

}

public function Parar(){

echo "o carro parou";

}

}

Agora que nós temos o nosso molde ou seja a class Carro

vamos instanciar a classe ai você se pergunta mas que diabos é instanciar a classe, é simples instanciar a classe diz a respeito de utilizar esse molde que criamos, vamos ver como é:

/*

primeiro criamos uma variável e atribuímos a ela algum valor utilizando o sinal "=" nesse caso iremos atribuir a ela tudo que temos no nosso molde para isso usaremos "new" seguido pelo nome da classe

*/

$carro1 = new Carro;

//Pronto agora a variável $carro1 tem tudo aquilo que escrevemos em na classe, vamos testar!

/*

Para poder usar um método que criamos na classe no PHP é simples basta digitarmos o nome da variável que recebeu a instancia e usar "->" seguido pelo nome do método

*/

$carro1->Andar();

Dessa maneira será exibido na tela a mensagem "o carro andou"

Podemos parar ele também:

$carro1->Parar();

será exibido na tela "o carro parou"

Aí você se pergunta mas do que adianta fazer um carro andar ou parar com objetos sendo que objetos não fazem tudo que eu quero, no mundo da OO nós abstraímos as coisas para que tudo seja um objeto afinal tudo tem propriedades e funções

Ex que poderia ser usado em um sistema:

OBS: DBA é o database administrator ou seja o administrador do banco de dados

Vamos abstrair um DBA vou utilizar apenas métodos sem atributos para que possa entender, mas não se esqueça que atributos serão necessários

Ex de atributo que seria necessário: a variável de conexão com o banco de dados.

class Dba(){

 //os métodos vão levar os nomes das operações que um DBA pode executar no banco de dados nesse exemplo

public function Insert(){

// aqui vai a função

}

public function Read(){

// aqui vai a função

}

public function Update(){

// aqui vai a função

}

public function Delete(){

// aqui vai a função

}

}

Assim podemos abstrair um DBA e usar essa classe para fazer as manipulações do banco.

Eu espero que tenha conseguido explicar a vocês o conceito de OO.

Atenciosamente, Marlon Lima.

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Comentários (1)
Paulo Guimarães
Paulo Guimarães - 16/02/2023 12:57

Comentando aqui pra ler mais tarde :)