Article image

KS

Karina Silva21/05/2024 10:29
Compartilhe

Conceitos Fundamentais das Estruturas de Controle em C#

    Quando você escreve um programa em C#, precisa ensinar ao computador como tomar decisões e repetir ações. As estruturas de controle são as regras que você dá para o programa seguir. Elas ajudam a controlar o fluxo de execução do programa, permitindo que ele tome decisões com base em condições específicas e repita ações conforme necessário. Veja um exemplo simples abaixo, que demonstra o uso de um tipo de estrutura:

     
    if (estaChovendo)
    {
    LevarGuardaChuva();
    }
    else
    {
    NaoLevarNada();
    }
    

    Switch Case

    Switch Case para Tomada de Decisões Múltiplas:

    O "switch" é uma estrutura de controle que permite escolher entre várias opções com base em um valor específico. É como uma caixa de opções onde você decide o que fazer dependendo do valor que você tem. Por exemplo, se você quiser escolher um sabor de sorvete, pode usar o "switch" para decidir qual sabor pegar, veja no código abaixo:

    switch (saborDoSorvete)
    {
    case"morango":
    PegarMorango();
    break;
    case"chocolate":
    PegarChocolate();
    break;
    default:
    PegarOutroSabor();
    break;
    }
    

    ## Iteração com Loops (Laços): ##

    Os loops são usados quando você precisa que o computador repita uma ação várias vezes. Eles permitem que você execute o mesmo bloco de código várias vezes de forma eficiente. Existem diferentes tipos de loops em C#, como o "for", "while" e "do-while", e cada um tem sua própria maneira de controlar quantas vezes o bloco de código é executado.

     for (int i = 1; i <= 10; i++)
    {
    Console.WriteLine(i);
    }
    

    Controle de Fluxo com "break" e "continue":

    Às vezes, você precisa interromper um loop antes que ele termine completamente ou pular uma parte do loop e ir para a próxima iteração. O "break" é usado para sair do loop imediatamente, enquanto o "continue" é usado para pular para a próxima iteração do loop. Isso permite um controle mais preciso sobre o fluxo de execução do programa.

    for (int i = 1; i <= 10; i++)
    {
    if (i == 5)
     {
    break; // Para o loop quando i for igual a 5
     }
    if (i % 2 == 0)
     {
    continue; // Pula para a próxima iteração se i for par
     }
    Console.WriteLine(i);
    }
    

    Esse conteúdo foi gerado por inteligência artificial, com as devidas revisões humanas.

    Fontes de produção:

    Ilustração da capa: lexica.art

    Conteúdo gerado por: Chat GPT e revisões humanas.

    #.NetC# #LinguagemdeProgramação

    Compartilhe
    Comentários (0)