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Joyce Pinheiro16/03/2023 02:14
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Conhecendo mais sobre Padrões de Projeto

    Olá, jovem programador. Esse artigo tem como finalidade apresentar um pouco sobre os Padrões de Projeto (design patterns), sua importância na programação e onde nós usamos sem perceber que são eles. Pega seu café, chá ou água e vamos para a leitura. ☕

    Os Padrões de Projeto consistem em soluções para problemas comuns em projetos ou aplicações, são aplicáveis em contextos customizáveis, ou seja, quando um problema de projeto é encontrado, pode ser que algum desses padrões possa ser aplicado e moldado à sua situação e geralmente está mais ligado ao conceito geral para resolver um problema do que a um algoritmo específico.

    Pode ser que você questione "ahh tia, mas para quê usar isso?", e meu jovem, vamos à resposta: é verdade que a programação é um trabalho criativo e que existem pessoas que consegue trabalhar sem o conhecimento desses padrões (as vezes usando a solução sem saber que ela está dentro dos Padrões de Projeto), mas conhecendo esses conceitos você terá mais uma ferramenta além do esforço mental, conhecendo soluções testadas para problemas comuns que os programadores tem em seus projetos.

    Claro que existem críticas a esses padrões, já que alguns deles podem parecer apenas uma forma de "melhorar" o uso de algumas linguagens de programação, dando funções que já existem em outras, fora que quando iniciamos o estudo sobre elas pode ser que aconteça de tentarmos desesperadamente achar um uso para elas em qualquer código quando poderia simplesmente ser implementada a solução com uma rotina simples, mas entendendo o conceito e as situações em que essas soluções já existentes podem ser aplicadas, você pode poupar um pouco de esforço tentando implementar uma ideia do zero.

    Esses Padrões possuem classificações (que se diferenciam entre autores do assunto), as três principais divisões são:

    • Padrões criacionais: ajudam na criação de objetos, ajudando na flexibilidade e reuso de código.
    • Padrões estruturais: auxiliam na montagem de objetos e classes mantendo as estruturas eficientes.
    • Padrões comportamentais: visam melhorar a comunicação e distribuição das responsabilidades entre os objetos.

    Como fã do Java e do Spring, contando com os cursos da DIO, pude notar alguns desses padrões aplicados em código, como o padrão Singleton (P. criacional, faz com que a classe seja instanciada apenas uma vez e com um ponto de acesso global) usado nas assinaturas de injeção de componentes nos @Autowired presentes nos arquivos de Serviço, entre outros.

    Existem vários desses padrões classificados nas três categorias apresentadas anteriormente e você pode encontrar materiais sobre eles facilmente pela web. Recomendo a busca e a identificação do uso deles em seus projetos anteriores a partir do entendimento dos conceitos, você pode até mesmo fazer a refatoração dos seus códigos, atualizando-os para ficar mais clean. Por fim, conhecimento é necessário para tornamos o trabalho na programação algo melhor, reaproveitando o que já existe como conceito.

    Por hoje é isso. Até mais, jovem programador. ❤

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