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Luiz Café
Luiz Café23/02/2024 11:22
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Desvendando os Poderes do Switch Case em C# com uma ajuda do Superman

  • #C#

Olá, comunidade da DIO!

A linguagem C# é simplesmente incrível. Com ela podemos realizar diversas tarefas e conquistar um espaço importante no mercado de tecnologia. Ela é uma linguagem tão poderosa que podemos fazer uma comparação com o Superman, um dos super-heróis mais completos que existem.

A linguagem, assim como o Superman, é composta por diversas funcionalidades diferentes e neste artigo, apresento para vocês uma função que pode ser considerada um superpoder do C#: o Switch Case, pois ela é capaz de acionar condicionais na linguagem C# para solucionar diversos problemas.

Venha aprender com uma ajuda do Superman o que Switch Case é capaz de fazer!

Neste artigo você vai aprender:

  • O que é swtch case em C#;
  • Exemplos de Código;
  • Considerações Finais.

O que é Switch Case em C#?

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Imagine a seguinte situação você precisa utilizar uma função poderosa e versátil em seus códigos C#. Essa função pode ser o Switch Case, principalmente quando estamos falando das estruturas de controle presentes na linguagem.

O Switch Case permite que, a analisar uma determinada expressão, de acordo com o resultado apresentado, executar uma ação se determinada condição for atendida. É como se o Superman tivesse a possibilidade de escolher qual ataque utilizar de acordo com o vilão que irá enfrentar.

Porém, como podemos representar tudo isso é um código em C#?

Veja abaixo a estrutura básica fazendo uso do Switch Case em C#:

using System;


namespace MyApplication
{
  class ViloesSuperman
  {
      static void Main(string[] args)
      {
          string vilao = "lexLuthor"; 
          switch (vilao)
          {
              case "lexLuthor":
                  Console.WriteLine("Encontrei Lex Luthor.");
                  break;
              case "brainiac":
                  Console.WriteLine("Encontrei Brainiac.");
                  break;
              default:
                  Console.WriteLine("Nenhum vilão por perto.");
                  break;
          }
      }
  }
}


Neste estrutura temos 'using', que é utilizado para realizar a importação de namespaces que permitirá a utilização de membros e ser uma alternativa para lidar com o chamado 'IDisposable', que resumidamente é uma parte da interface do .NET, cujo principal função é liberar recursos que não são liberados de maneira explícita.

Logo após temos class cujo o nome é "ViloesSuperman", escrevemos assim para seguir as boas práticas da nomenclatura PascoalCase. Dando continuidade a explicação deste código temos o método 'Main' que é o ponto de partida para execução do código.

Foi criado uma string, cujo nome é 'vilao', seu valor é 'lexLuthor', porém poderia ser outro valor, na continuidade deste artigo, será ensinado como gerar valores aleatórios.

Explicando o Switch Case neste Código

Agora a parte que mais nos interessa o: Switch Case. Vamos a explicação passo a passo:

  • Primeiro temos a definição de uma expressão dentro dos parênteses(), neste caso temos o valor da expressão igual a 'vilao'. Agora que sabemos o valor da expressão podemos verificar se determinada condição for atendida, o que deverá acontecer.
  • Case é utilizado dentro do código para indicar uma instrução que deverá ser realizada pelo código. Na primeira temos que se a condição for igual a lexLuthor, deve se imprimir na tela a mensagem, através do comando Console.WriteLine: "Encontrei Lex Luthor.", ajudando o Superman a localizar este vilão.
  • Se está condição for verdadeira o código será encerrado, através do comando 'break' ,assim o programa será encerrado. Por fim, caso a condição não seja verdadeira, o código continuará sua execução até encontrar outro vilão, no caso Brainiac e por fim, caso não seja nem Lex Luthor ou Brainiac, o comando default que serve como uma espécie de ação padronizada, quando nenhuma das condições for atentida.

Assim funciona o Switch Case em C#, ele irá realizar a verificação dos valores para então, determinar uma ação a ser executada, de acordo com as informações que são apresentadas dentro da estrutura do código.

Listando Ataques do Superman com Switch Case

Agora, imagine que o Superman encontrou com alguns dos vilões é precisa lutar. Ele terá que utilizar seus ataques para vencer, porém ele também precisa que seus ataques sejam aleatórios, para que seus inimigos sejam surpreendidos por diferentes golpes.

Veja como isso ficaria em um código C#, utilizando o Switch Case:

using System;

namespace MyApplication
{
 class Superman
 {
     static void Main(string[] args)
     {
         Random random = new Random();
         int poder = random.Next(1, 8);
         switch (poder)
         {
             case 1:
                 Console.WriteLine("Super Força");
                 break;
             case 2:
                 Console.WriteLine("Sopro de Gelo");
                 break;
             case 3:
                 Console.WriteLine("Super Velocidade");
                 break;
             case 4:
                 Console.WriteLine("Super Visão");
                 break;
             case 5:
                 Console.WriteLine("Raio X");
                 break;
             case 6:
                 Console.WriteLine("Visão de Calor");
                 break;
             case 7:
                 Console.WriteLine("Super Audição");
                 break;
         }
     }
 }
}

Este código é muito semelhante ao anterior, a única diferença é o acréscimo da classe 'Random', capaz de gerar valores aleatórios para assim poder variar os ataques do Superman e tornar cada um deles aleatório. Através do método 'random.Next' isso se torna possível.

Assim, os ataques do Superman serão determinados aleatoriamente tornando mais difícil a vida dos vilões para derrotar seus golpes. Este é apenas um exemplo simples do Switch Case em C#. Ele pode ser utilizado para:

  • Melhorar a legibilidade do código: com o switch case é mais fácil de entender um código em C#;
  • Eficiência: no geral switch case pode ser considerado mais eficiente que outros métodos, como if e if else;
  • Manutenção facilitada: pode ser fácil realizar a manutenção do código ao utilizar switch case.
  • Executar condicionais: ajuda na execução de códigos quando há múltiplas opções;
  • Manipulação de Eventos: quando existe a necessidade de se criar aplicativos com interfaces do usuário, pode ser uma boa ideia utilizar switch case para manipular diferentes tipos de eventos que podem ocorrer.

Dessa forma, ao aprender a utilizar o switch case, você pode se destacar e criar códigos cada vez melhores, utilizando a linguagem C#, se tornando uma referência na comunidade de desenvolvimento.

Considerações Finais

Após a leitura deste artigo, você aprendeu um pouco sobre o switch casem fazendo uma analogia com o Superman. Entendeu o passo a passo para fazer está estrutura condicional em que, basicamente é aquela que, atendendo determinada condição, deve ser executada uma ação.

Os poderes da linguagem C#, são realmente impressionantes, assim como o Superman, por isso, não deixe de aprender e explorar ainda mais para poder avançar na sua carreira e derrotar os vilões do dia a dia dos desenvolvedores. Elimine bugs e erros de código com os superpoderes que o estudo e prática podem proporcionar!

Bons estudos!

Referências

DevMedia. C# : SWITCH/CASE. Disponível em: https://www.devmedia.com.br/csharp-switch-case/38214>. Acesso : 22/02/2024;

Microsoft Learn. Instruções de seleção – if, if-else e switch. Disponível em: <https://learn.microsoft.com/pt-br/dotnet/csharp/language-reference/statements/selection-statements>. Acesso em: 22/02/2024;

W3 Schools. C# SWITCH. Disponível em: <https://www.w3schools.com/cs/cs_switch.php>. Acesso em 22/02/2024.

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