Estruturas básicas a OO
Classes: estrutura que abstrai um conjunto de objetos com características similares. É a base de tudo. Uma classe define o comportamento de seus objetos através de métodos e do estados possíveis destes objetos através de atributos. Em outros termos, uma classe descreve serviços providos por seus objetos e quais informações eles podem armazenar.
Dicas
- substantivos
- nome significativos
- contexto deve ser considerado
Atributos: é o elemento de uma classe responsável por definir sua estrutura de dados. O conjunto destes será responsável por representar suas características e fará parte dos objetos criados a partir dessa classe.
Atributo X Variável
Atributo: O que é próprio e peculiar a alguém ou a alguma coisa.
Variavel: Sujeito a variações ou mudanças, que pode variar: inconstante ou instável.
Dicas:
- substantivos e adjetivos;
- nome significativo
- contexto deve ser considerado
- abstração
- tipos adequados
Método: é uma porção de código (sub-rotina) que é disponibilizada pela classe. Este é executado quando é feita uma requisição a ele . Um método serve para identificar quais serviços, ações, que a classe oferece. Eles são responsáveis por definir e realizar um determinado comportamento.
Existem dois métodos especiais:
- Construtor: ajuda a criar objetos dentro das classes;
- Destrutor: auxilia na destruição do objeto;
Sobrecarga: muda a assinatura de acordo com a necessidade.
-Assinatura: nome + parâmetros.
Ex. Java
m1()
m1(int i)
m1(float F)
m1(String s, long 1)
m1(long 1, String s);
Objeto: é a representação de um conceito/entidade do mundo real, que pode ser física(bola ,carro , arvore etc.) ou conceitual(viagem, estoque, compra etc.) e possui um significado bem definido para um determinado software. Para esse conceito/entidade, deve ser definida inicialmente uma classe a partir da qual posteriormente serão instanciados objetos distintos. "Objeto é uma estância da classe que ela executa e faz s coisas acontecerem."
Mensagem: é o processo de ativação de um método de um objeto. Isto ocorre quando uma requisição(chamada) a esse método é realizada, assim disparando a execução de seu comportamento descrito por sua classe. Pode também ser direcionada diretamente à classe, caso a requisição seja um método estático. " A troca de mensagem que faz com que as coisas funcionem".