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James Silva
James Silva19/05/2024 08:35
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Métodos e Ferramentas Ágeis

    MÉTODOS ÁGEIS:

    1. Framework Scrum
    2. Extreme Programming (XP)
    3. Kanban
    4. OKR

    O QUE É SCRUM:

    “É um framework leve que ajuda pessoas, times e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptáveis para problemas complexos.”

    • Scrum Guide (Nov. 2020)

    Bases do Scrum:

    1. Empirismo
    2. Lean Thinking


    Empirismo → Foca na “Observação”, é baseado nisso que serão tomadas as decisões, a observação deve ser bastante usado durante a aprendizagem.

    Lean Thinking → Busca sempre a melhoria contínua, e foca na diminuição dos desperdícios (processos, tempo etc.), isso permite agregar o máximo de valor no menor tempo possível.


    Pilares do Scrum:

    1. Transparência
    2. Inspeção
    3. Adaptação

    Transparência → A transparência permite que todos os ângulos de qualquer processo Scrum sejam observados por qualquer pessoa. Isto promove um fluxo de informação fácil e transparente em toda a organização e cria uma cultura de trabalho aberta.


    Inspeção → É a arte de pensar, no sentido de aplicar uma visão crítica sobre o que está acontecendo. É detectar variações ou problemas potencialmente indesejáveis.

    1. Olhando e medindo o progresso do time;
    2. Feedback dos clientes e Stakeholders;
    3. Inspeção e Aprovação das entregas.

    Adaptação → A adaptação acontece quando o Time Scrum aprende através da transparência, e da inspeção e, em seguida, adaptam o processo ao fazerem melhorias no trabalho que está sendo realizado, evitando, também, novos desvios.

    O FRAMEWORK SCRUM:

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    Framework ou Metodologia Ágil:

    1. O framework Scrum é propositalmente incompleto, apenas definindo as partes necessárias para implementar a teoria Scrum.
    2. Em vez de fornecer às pessoas instruções detalhadas, as regras do Guia do Scrum orientam seus relacionamentos e interações.
    3. Scrum Guide (Nov. 2020)

    Explicando o Framework SCRUM:

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    O framework Scrum é composto por um conjunto de reuniões, ferramentas e funções para uma entrega eficiente de projetos. As praticas Scrum permitem que as equipes promovam o autogerenciamento, aprendam com base nas experiências e se adaptem às mudanças. As equipes de software usam o Scrum para solucionar problemas complexos de maneira econômica e sustentável.


    O Scrum é um framework que é fácil de aprender, mas, difícil de se especializar. A essência do Scrum é uma equipe auto-organizada que entrega valor ao cliente no período de um timebox chamado sprint. O Scrum define artefatos, funções e eventos associados a cada sprint.


    Artefatos:

    1. Product Backlog
    2. Sprint Backlog
    3. Increment


    Product Backlog → Em resumo é a lista de tarefas da equipe, porém, ela pode ser uma lista dinâmica de recursos, requisitos, melhorias e correções que devem ser concluídas para que o projeto seja bem-sucedido.

    Sprint Backlog → É a lista de itens a serem concluídos pela equipe de desenvolvimento no ciclo atual do Sprint, a equipe pode escolher qual dos itens do Product Backlog vai concluir dentro de cada ciclo Sprint.

    Increment: → É um passo em direção a uma meta ou visão, é o produto final utilizável de um sprint.


    Funções:

    1. Product Owner (PO)
    2. Scrum Master
    3. Developers


    Product Owner (PO) É o responsável pelo produto, ele se concentra em garantir que a equipe de desenvolvimento forneça o máximo de valor aos negócios. Ele entende e prioriza as necessidades dinâmicas dos usuários finais e clientes.

    Scrum Master Os Líderes Scrum representam o Scrum dentro das equipes. Orientam equipes, o responsável pelo produto e a empresa para melhorar os seus processos e otimizar os resultados.

    DevelopersA equipe Scrum é composta por testadores, designers, especialistas em experiência do usuário, engenheiros de operações e desenvolvedores.


    Eventos:

    1. Sprint Planning
    2. Sprint
    3. Daily Scrum
    4. Sprint Review
    5. Sprint Retrospective


    • Sprint Planning → Reunião de planejamento para elaboração das metas de trabalho a ser executadas no próximo Sprint. A equipe deve definir metas específicas, mensuráveis e atingíveis.

    • Sprint → É o período de tempo real em que a equipe Scrum trabalhará em conjunto para concluir um incremento.
    • Daily Sprint → O Scrum diário é uma reunião curta em que os membros da equipe se apresentam e planejam o dia.
    • Sprint Review → Ao final do Sprint, a equipe se reúne para uma sessão informal para revisar o trabalho concluído e apresentá-lo às partes interessadas.
    • Sprint Retrospective → A equipe se reúne para documentar e discutir o que funcionou e o que não funcionou durante o Sprint. As ideias geradas são usadas para melhorar Sprints futuros.

    https://aws.amazon.com/pt/what-is/scrum/


    XP (EXTREME PROGRAMMING):

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    O QUE É XP:

    Extreme Programming (XP) é um método ágil criado no final da década de 90 para desenvolvimento de software.

    É uma metodologia que tem como objetivo criar sistemas com alta qualidade, com base em uma interação próxima com os clientes, testagem constante e ciclos de desenvolvimento curtos.

    Objetivo principal: fazer ciclos de entregas rápidas, contínuas e incrementais, para atingir os resultados esperados pelo cliente.

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    Objetivo principal: fazer ciclos de entregas rápidos, contínuos e Incrementais, para atingir os resultados esperados pelo cliente.

    O QUE TEM NO XP?

    1. Ciclos
    2. Cerimônias”
    3. Testes
    4. Programação em pares
    5. Feedback
    6. Aproximação com o cliente
    7. Flexibilidade

    KANBAN:

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    O que é?

    É um método para definir, gerenciar e melhorar serviços que entregam trabalho de conhecimento, como serviços profissionais, atividades criativas e o design de produtos físicos e de software. A simplicidade e os benefícios que o método proporciona, faz dele um dos mais utilizados em empresas de todos os segmentos.

    História do método:

    Foi desenvolvido pela Toyota na década de 40, com o intuito de resolver problemas de gestão de estoque.

    1. + Estoque = menos produtos em circulação no mercado;
    2. Produtos/estoque = um menor provimento da demanda dos clientes = mais dinheiro para a concorrência.

    Com o intuito de equilibrar a sua produção para evitar essas duas situações, a Toyota (fabricante de automóveis) desenvolveu o método kanban na década de 1940, que foi englobado como uma parte do Sistema Toyota de Produção.

    O seu objetivo era promover o controle do estoque de materiais para que os produtos não excedessem e nem faltassem, trazendo equilíbrio para o seu estoque e linha de produção. Esse conceito ficou conhecido como Principio Lean.

    O Lean Thinking, ou Mentalidade Enxuta, é o princípio de que a empresa deve eliminar as atividades desnecessárias, preservar e aumentar aquelas que agregam valor para o cliente. Isto é, embora o produto seja concebido e fabricado pela empresa, o seu valor real é definido pelo cliente.


    O Kanban hoje:

    Na atualidade, o quadro kanban ultrapassou os limites da indústria e passou a ser utilizado em diferentes áreas, como:

    1. Em equipes de marketing
    2. Prestação de serviços
    3. Desenvolvimento de softwares


    • Funcionando como uma ferramenta de GESTÃO DE TAREFAS.
    • Pendente | Andamento | *Teste | Concluído


    To do | Doing | *Testing | Done


    *O método se concentra apenas nas 3, porém, cabe adaptações conforme as demandas da empresa.

    Curiosidade:

    Kanban = Método

    Kanban = palavra japonesa = “cartão”

    A palavra japonesa “Kanban” significa:

    Sinal” / “placa de sinalização” / “cartão”

    OKR:

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    Objectives

    Key

    Results

    O que é?

    O OKR (Objetivos e resultados chave) é um sistema baseado em uma metodologia de gestão ágil, usados para definição e rastreamento de objetivos e seus resultados, ele utiliza a sua metologia para simplificação do alcançamento dos principais objetivos estratégicos de uma empresa.


    O OKR foi desenvolvido pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove na década de 70, dentro do curso de gerenciamento de objetivos da empresa, o curso era chamado de IMBOS (Intel Management by Objectives), este curso foi assistido por John Doerr na época um vendedor da própria Intel, que mais tarde, nomeou a metodologia de OKR e a levou para a Google em 1999, essa Startup recebia investimento da empresa de capital de risco que Doerr trabalhava na época (Kleiner Perkins).

    A Google utiliza este método desde 1999, comprovando a sua eficacia, foi ela a popularizar a utilização dos OKRs, o que levou outras empresas a adotarem essa metodologia ágil. Entre as mais conhecidas podemos citar:

    1. Linkedin
    2. Twitter
    3. Gett
    4. Uber

    Objectives:

    Os objetivos do OKR são descrições qualitativas que apontam a direção que deverá ser seguida pela empresa.

    Exemplos simples de descrições dos objetivos:

    1. Objetivos claros
    2. Inspiradores
    3. Desafiadores
    4. Alinhado com a missão do negócio.

    Em alguns casos, os objetivos também podem trazer números (ex.: aumentar lucro em 10%), mas sempre direcionados a um propósito mais amplo.

    Exemplos mais amplos:

    1. Criar uma experiência inesquecível para o cliente em todos os pontos de contato;
    2. Crescer as vendas na região sul do país, dominando a região;
    3. Tornar-se referência nacional e autoridade absoluta na área de Educação em Tecnologia;

    Tenho o Norte… tenho a direção, mas, e o caminho?

    Keys Results:

    Os resultados-chave, também chamados apenas de KRs, são as metas que determinam o atingimento do objetivo na metodologia OKR.

    1. Baseadas em indicadores-chave de desempenho (KPIs)
    2. Quantitativas
    3. SMART: Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais

    Assim, os Key Results servirão de referência para indicar o PROGRESSO em direção ao objetivo principal.

    Exemplo de Objetivo:

    Criar uma experiência inesquecível para o cliente em todos os pontos de contato.

    1. KR1 – Integrar a base de dados dos 5 canais de Atendimento
    2. KR 2 – Contratar mais 15 atendentes e 1 gestor de comunidade
    3. KR 3 – Alcançar um NPS de 80%

    Benefícios

    1. Agilidade
    2. Cooperação
    3. Transparência
    4. Monitoramento contínuo

    Ferramentas para Gestão Ágil:

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    • Algumas FERRAMENTAS utilizadas para GESTÃO ÁGIL de projetos:
    1. Trello
    2. Notion
    3. Miro
    4. Monday
    5. EasyRetro
    6. Jira
    7. Clickup
    8. Pipefy
    9. Asana
    10. MUITAS outras…

    OUTROS DE MEUS ARTIGOS SOBRE GESTÃO ÁGIL:

    Artigo 1: https://web.dio.me/articles/uma-introducao-a-cultura-agil-agilidade-x-rapidez?back=%2Farticles&page=1&order=oldest

    Artigo 2: https://web.dio.me/articles/gerenciamento-de-projeto-e-gestao-agil?back=%2Farticles&page=1&order=oldest

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    Comentários (1)
    Diogo Dantas
    Diogo Dantas - 19/05/2024 09:18

    Gostei do artigo, bom trabalho!