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Joel Ricardo
Joel Ricardo22/02/2023 17:45
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Paradigma de Programação

    Paradigma de programação:

    Um paradigma, por definição, é apresentado como: um exemplo que serve como modelo, um padrão a ser seguido. Sendo assim, um paradigma de programação pode ser definido como sendo um modelo, padrão ou estilo ao qual linguagens de programação podem seguir.

    tem por objetivo classificar de acordo com o tipo de funcionalidade de um linguagem de programação, ou seja, mostra visão que o programador possui sobre a estruturação e execução do programa.

    Os paradigmas de programação: paradigma imperativo, declarativo, funcional e orientado a objetos. A diferenciação entre os paradigmas de programação é feita através das técnicas que estes mesmos paradigmas permitem ou proíbem.

    geralmente há uma confusão entre o conceito de linguagem de programação e paradigma de programação.

    Um paradigma pode ser entendido como um tipo de estruturação ao qual a linguagem deverá respeitar. A depender do objetivo proposto, a solução que a linguagem oferecerá obedece a um tipo de paradigma. Portanto, o que vai definir o paradigma utilizado será a tratativa dada ao problema.

    Enquanto as linguagens de programação são meios utilizados para instruir e comunicar os computadores a fazerem diferentes tarefas e ações, os paradigmas funcionam como uma espécie de identidade dessas linguagens.

    Fonte de Referencia:

    https://blog.betrybe.com/tecnologia/paradigmas-de-programacao/

    https://blog.geekhunter.com.br/quais-sao-os-paradigmas-de-programacao/

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    Comentários (3)
    Fernanda Felix
    Fernanda Felix - 23/02/2023 00:23

    Muito bom!

    Marcelo Rosa
    Marcelo Rosa - 22/02/2023 20:52

    Ficou muito bom Joel, as informações estão bem acessíveis e dá para ser assimilada por todos.

    Parabéns!

    Tennison Capra
    Tennison Capra - 22/02/2023 18:05

    Eae, Joel! Assunto legal hein!

    O top é que em muitas situações, independentemente da linguagem de programação, é possível mesclar diferentes paradigmas. Um exemplo clássico é a abordagem funcional do Streams API para lidar com coleções no Java, que é uma linguagem predominantemente orientada a objetos.