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Luiz Café
Luiz Café31/10/2023 16:55
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🎃🎃🎃Truques e Classes: Explorando o Lado Assustador da Programação Orientada a Objetos no Halloween🎃🎃🎃!

  • #Boas práticas
  • #POO

Olá, comunidade da DIO!

Hoje é celebrado o dia do Halloween, também conhecido como o Dia das Bruxas. Para alguns essa data pode ser assustadora, assim como a Programação Orientada a Objetos - POO, pode causar arrepios em alguns desenvolvedores, principalmente para quem está no começo de sua jornada.

Se você gostaria de perder o medo dos fantasmas e bruxas da programação orientada a objetos e transformar essa etapa tão importante na jornada de desenvolvimento em gostosuras e travessuras, está no artigo certo!

Venha descobrir os conceitos de POO e afastar para longe o medo desse tema!

Vamos lá?!

Enfrentando sem medo o Fantasma do POO👻👻

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Uma das maneiras de enfrentar nossos medos é conhecer bem do que estamos falando. E por isso, vamos explicar o conceito de Programação a Objetos - POO. Podemos entender como um paradigma cujo o objetivo principal é interligar dados e com suas respectivas finalidades trazendo conceitos do mundo real para a programação através dos objetos.

Ela é uma alternativa a programação estruturada que basicamente é composta por três estruturas simples: sequências, condições e repetições. Dois conceitos são fundamentais para entender a programação orientada a objetos: os conceitos de classes e objetos.

Elementos Fundamentais para entender o Conceito:

Classes e Objetos: classes são como um plano ou modelo para criar objetos. Uma classe define os atributos e comportamentos que um objeto terá. Por exemplo, a classe "Fantasma" pode ter atributos como cor, velocidade máxima, juntamente com comportamentos como "assombrar" e "desaparecer". Quando um objeto é criado a partir dessa classe, ele se torna uma instância da classe, com suas próprias características únicas.

Encapsulamento: É o conceito de reunir os dados e os métodos que operam nesses dados em uma unidade, ou seja, um objeto. Isso ajuda a ocultar certos detalhes e proteger o estado dos objetos, permitindo o acesso controlado aos dados.

Herança: Permite que uma classe herde atributos e métodos de outra classe. Isso ajuda na reutilização de código e na criação de uma hierarquia de classes, onde as subclasses herdam as características da classe pai.

Polimorfismo: Refere-se à capacidade de um objeto ser tratado como seu tipo pai, permitindo que diferentes classes compartilhem nomes de métodos similares, mas com comportamentos diferentes.

Exemplificando

Uma bruxa, por exemplo possui algumas características como Nome e Idade, além disso uma Bruxa ainda possui a capacidade de Voar em uma Vassoura e Lançar Feitiços. Já imaginou como ficaria em um código na linguagem C#?

Veja abaixo:

using System;


class Bruxa
{
  public string Nome { get; set; }
  public int Idade { get; set; }
  
  public Bruxa(string nome, int idade)
  {
      Nome = nome;
      Idade = idade;
  }
  
  public void VoarNaVassoura()
  {
      Console.WriteLine($"{Nome} está voando na vassoura pelo céu noturno!");
  }
  
  public void LançarFeitiço(string alvo)
  {
      Console.WriteLine($"{Nome} lançou um feitiço em direção a {alvo}!");
  }
}


class Program
{
  static void Main()
  {
      Bruxa bruxa = new Bruxa("Hermione", 44);


      Console.WriteLine($"Nome da Bruxa: {bruxa.Nome}");
      Console.WriteLine($"Idade da Bruxa: {bruxa.Idade} anos");


      bruxa.VoarNaVassoura();
      bruxa.LançarFeitiço("Wingardium Leviosa");
  }
}


Explicando o Código

Neste código, escrito em C#, temos uma classe, chamada Bruxa, e suas duas propriedades: Nome e Idade. Além disso, temos dois métodos: VoarNaVassoura e LançarFeitiço.

No método Main, é criada uma instância da classe Bruxa com o nome "Hermione" e a idade de 44 anos. Em seguida, são chamados os métodos para demonstrar ações que uma bruxa pode realizar, como voar na vassoura e lançar feitiços.

Viu como é simples entender o conceito de POO? Porém, ainda temos que avançar ainda mais para não ter nenhuma surpresa, continue seu aprendizado nos próximos tópicos.

As Vantagens de Dominar POO e Fazer a Festa no Halloween da Programação

Agora que você entendeu alguns conceitos importantes sobre POO, saiba que essa é uma habilidade essencial para todos os programadores que desejam se destacar no mercado de trabalho. Ela pode ajudar a deixar o código mais organizado e eficiente, promovendo a reutilização e a manutenção. Ao dominar a POO, os desenvolvedores podem criar sistemas mais robustos, modulares e fáceis de expandir.

Conclusão

Após a leitura deste artigo, podemos entender que a programação orientada a objetos não é nenhum fantasma é sim, uma maneira eficiente de se escrever códigos. Desafio você a continuar o código acima, aplicando os outros conceitos como Herança, Encapsulamento e Polimorfismo. Melhore o código como deseja e não deixe de continuar seu aprendizado!

Bons estudos!🎃🎃🎃

Referências

ALURA. Programação orientada a objetos e programação estruturada. Disponível em: <https://www.alura.com.br/artigos/poo-programacao-orientada-a-objetos>. Acesso em 31/10/2023;

PERIN. Luís Otavio Toledo. Projetos ágeis e análise de sistemas. Luís Otavio Toledo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.,2020.45 p.

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Comentários (5)
Luiz Café
Luiz Café - 01/11/2023 14:09

Obrigado Fernando, verdade, para vencer essas Bruxas e outros fantasmas é preciso coragem, planjemento e muito estudo.

Fernando Araujo
Fernando Araujo - 01/11/2023 11:27

Ótimo artigo, Luiz!!!

Muito criativo e oportuno, nesse 31 de outubro!

Realmente, a POO é uma bruxa desdentada na frente de muitos programadores, mas existem outras bruxinhas menos assustadoras que metem medo nos iniciantes, como Lógica de Programação, GIT/Github, IFs aninhados, funções recursivas, apontadores (na linguagem C) e outros bichos!! :-)

Todos podem ser vencidos, acredite!!!

Luiz Café
Luiz Café - 01/11/2023 10:23

Obrigado pelos comentários pessoal, 😃

Lucas Bernardes
Lucas Bernardes - 31/10/2023 23:06

O "POO" assusta muita gente mesmo!! hahaha

Gabriela Santos
Gabriela Santos - 31/10/2023 18:44

Muito bom, parabéns pelo artigo e a criatividade!