image

Acesse bootcamps ilimitados e +650 cursos pra sempre

60
%OFF
Article image
Fernando Araujo
Fernando Araujo02/01/2024 09:28
Compartilhe

Direto ao Ponto: I - série semanal de artigos sobre o básico da programação

  • #Desperte o potencial
  • #Informática Básica

Artigos desta série: ( < ) Anterior | Índice | Seguinte ( > )



Olá, dev!

           

           A partir de hoje, eu começarei a publicar aqui na DIO, semanalmente, uma série de artigos enfocando conceitos e aspectos básicos (ou não!) relacionados à área da programação.

           Neste primeiro artigo, eu vou apresentar as minhas motivações para escrever estes artigos.

 

Sumário

1.   Introdução

2.   As minhas motivações

3.   Considerações finais

4.   Referências

 


1 – Introdução

 image

 

Esta publicação faz parte de uma série de artigos que irei publicar aqui na DIO, a partir de hoje, sobre temas básicos relacionados à programação.


A série é voltada aos usuários iniciantes, com o objetivo de cobrir os conceitos básicos que todo programador deveria saber, como embasamento para entender conceitos mais complexos.


Os artigos desta série procuram explicar os assuntos de forma bem resumida, indo direto ao ponto, sem muitos detalhes que poderiam confundir ou dificultar uma visão inicial do tema tratado.


           O objetivo é apresentar conceitos interessantes e históricos da programação, muitas vezes desconsiderados pelos devs iniciantes, com o objetivo de facilitar o seu acompanhamento nos diversos cursos disponibilizados pela DIO.


           Eu vou tratar de conceitos como a arquitetura dos computadores, comandos comuns das linguagens de programação, algoritmos e estruturas de dados mais usadas em programação, por exemplo.


Este artigo inicial vai tratar apenas da minha motivação para escrever essa série de artigos.

 


2 – As minhas motivações

           image

 

Quem me conhece aqui na DIO, sabe que eu adoro escrever artigos para a plataforma.


Os temas dos meus artigos costumam tratar de experiências pessoais relacionadas à programação, objetivando motivar os iniciantes (ou não!) a extrair ensinamentos delas e aplicar na sua trajetória de programador.


Eu também costumo escrever sobre conceitos básicos da programação e desenvolvimento, procurando dar aos iniciantes uma base para conceitos mais complexos que vêm pela frente.


Por fim, eu gosto de escrever sobre a maneira de encarar um desafio de código da plataforma e entendê-lo, codificá-lo e conseguir a sua aprovação.


           Embora eu já tenha escrito mais de 50 artigos aqui (53, com esse!), os meus artigos costumavam ser muito longos, com mais de 4000 palavras, o dobro do mínimo exigido para ganhar pontos adicionais nas competições de artigos da DIO. E nem todo mundo gosta (ou tem paciência) de ler artigos tão longos.


Além disso, eles se baseavam em muitas referências, as quais eu tinha que ler para poder resumir os pontos principais para escrever os artigos.


A publicação de um artigo tomava muito tempo do meu dia, que só está livre à noite, e eu levava horas (ou até mesmo, dias) para escrever um artigo.


Eu continuo querendo publicar artigos, só que eu decidi escrever artigos mais curtos, que levem menos tempo para escrever (no máximo 2 horas, contando conteúdo, criação de figuras, publicação e ajustes!).


No entanto, não serão artigos incompletos, sem conteúdo útil. Serão, isso sim, artigos com conteúdo reduzido, menos abrangentes, diferente de como eu costumava fazer antes.


A ideia é que os conteúdos cubram toda a informação do tema tratado, mas de forma direta, sem muito detalhe desnecessário.


Vai ser uma nova forma de eu escrever artigos, fugindo do “Saiba TUDO sobre...” para o “O BÁSICO que você precisa saber sobre...”.


Além disso, eles serão mais adaptados ao estilo TL;DR! (“Too Long; Didn’t Read!” – Muito longo; não li!), comum em longos textos publicados na Internet. Eles iniciam com uma lista resumida dos tópicos mais importantes do texto completo, para quem tem pressa em saber do assunto, mas não tem tempo para dedicar meia hora lendo um texto longo, nem interesse em saber de todos os detalhes de um conteúdo.


Desta forma, eles se tornarão menores, mas cobrirão o básico do que eu quero dizer sobre o assunto. Quem quiser mais detalhes, poderá consultar as referências indicadas.


E, como eu sou um dinossauro, atuante na área desde 1980 (antes do início do computador pessoal, programação, Internet, e todos os termos vigentes na área), muitas informações não serão resultado de consultadas em fontes externas, pois elas fazem parte da minha própria vivência nessa área.


Como eu já fui professor de Física, em um colégio, e de programação, em uma faculdade, sempre que vejo alguém com dúvidas em um conceito ou com dificuldades para resolver um problema, penso logo em uma forma de ajudar, seja simplificando o assunto com uma analogia ou mostrando um jeito mais fácil de abordar a resolução.


Esse meu lado professor ainda me impulsiona a querer ensinar a quem não sabe.

Bem foram estas as minhas motivações para escrever os artigos dessa série. Na verdade, eu já estava com essa ideia há muito tempo, mas estava esperando o momento certo para começar. E ele chegou!


Na próxima semana, eu começo a publicar os artigos desta série, sempre às segundas-feiras, na parte da manhã.


E, dependendo do retorno da comunidade, poderei publicar outras séries de artigos que tenho em mente.

 

3 – Considerações finais

Bem, conforme foi dito desde o início deste artigo, hoje eu comecei a publicar uma série de artigos, aqui na DIO, sobre os conceitos básicos da programação.


Este primeiro artigo trata apenas da minha motivação para escrever esta série.

Na próxima semana, o artigo tratará da história da programação e da arquitetura dos computadores.


A série é voltada aos usuários iniciantes, pois introduzirá conceitos que eles talvez não tenham visto ainda, de forma bem resumida e direta.


No entanto, ela também servirá como base para os programadores experientes, pois juntará, em um lugar padronizado, conceitos básicos da área de programação.

Ao longo das publicações, serão tratados conceitos desde a arquitetura dos computadores até algoritmos e as estruturas de dados mais usadas em programação.


Uma palavra final: os textos publicados por mim NÃO são feitos pelo ChatGPT ou nenhuma ferramenta de IA. Eu ainda me sinto muito confortável em escrever sobre aquilo que eu li, destacando as partes que considero importantes para passar adiante, mas usando apenas a minha capacidade de resumir textos pesquisados em um conteúdo próprio.

 

4 – Referências

    Para este artigo, não teve nenhuma.

Tudo está apenas na minha cabeça.



Artigos desta série: ( < ) Anterior | Índice | Seguinte ( > )

Compartilhe
Comentários (4)
Fernando Araujo
Fernando Araujo - 13/01/2024 20:13

Obrigado, Luiz!

Esse é o objetivo!

Ajudar aos iniciantes!

Luiz Café
Luiz Café - 03/01/2024 14:20

Olá, Fernando! Parabéns pela iniciativa de ajudar quem mais precisa de ajuda: os iniciantes. Que mais e mais pessoas possam seguir seu exemplo, para que o todo tenha possibilidade de crescer.

Fernando Araujo
Fernando Araujo - 02/01/2024 11:28

Opa, André!

Quer dizer, "Opa, BEZERRA!", seguindo seu estilo tradicional de cumprimento.

Então somos dois, um seguindo o outro e o outro segundo o um!

Você é minha referência, desde os tempos em que eu passava muito tempo no Discord da DIO.

Hoje, estou mais dedicado a publicar artigos básicos, direto ao ponto, para ajudar os iniciantes a seguirem o caminho da pedras menos pontudas!

André Bezerra
André Bezerra - 02/01/2024 11:23

Referências de peso -> "Vozes da minha Cabeça!" ^^

Tirando a brincadeira,

Vou participar bastante nas suas postagens ARAÚJO. Sempre com qualidade e objetivo nos termos.


> Sobre o GePeTo, o pessoal ainda não compreendeu o peso da DEPENDÊNCIA até necessitar do conhecimento e não ter respaldo para validar.