O inglês é essencial em TI, e a melhor forma de aprender inglês rápido é praticando a conversa. 🇺🇸
Eu conheço essa sensação, a gente faz curso, domina a gramática no papel, lê e entende quase tudo sem problemas, mas na hora de falar trava tudo.
Na nossa área, especialmente na programação, o inglês é além de um "diferencial", é o idioma de trabalho principal, muitos termos, códigos, padrões, documentações e vagas precisam do inglês...
Só consegui começar a me comunicar em inglês de verdade quando comecei a praticar e me expor ao idioma, e essas são as formas que mais funcionaram para mim:
🗣️ Conversar em inglês com amigos, família, na faculdade, no Discord e com aplicativos de IA, narrar sozinho o que está fazendo também ajuda.
📱 Imersão Diária: Mudei o idioma do celular, do PC e de todos apps que utilizo, além de realizar pesquisas e ler em inglês.
🎧 Consumo de vídeos, séries e filmes com áudio original inglês, primeiro com legenda em português, depois em inglês, até tirar, mesmo que não entendesse 100%..
O inglês abre as portas para o mercado global e multiplica o acesso ao conhecimento.
Não precisa ter medo de errar, pois isso faz parte do aprendizado, e o principal, você não precisa ser perfeito, apenas precisa conseguir se expressar e ser entendido.
Não espere estar "pronto" para começar a falar, comece a falar para ficar pronto. É igual programar, podemos ler mil coisas, porém se não sentarmos e digitarmos o código, não vamos aprender.
E você? Tem praticado seu inglês? Qual é a sua maior dificuldade com o inglês hoje?
#InglesParaTI #CarreiraTI #DesenvolvimentoProfissional #EnglishLearning #SoftSkills #DesenvolvimentoDeSoftware #DicasDeIngles




Sou professor de inglês e afirmo com toda segurança que os alunos que têm mais êxito com o idioma são justamente aqueles com o perfil que você menciona no artigo. Imersão é a palavra-chave. Quanto mais exposição ao idioma, melhor. Obviamente que existem formas não tão frustrantes de se fazer isso, mas esse é o caminho que leva à fluência. Além disso, é preciso haver autorresponsabilidade e dedicação diária para o sucesso. Um pequeno passo a cada dia. Se uma pessoa iniciante, por exemplo, tentar escutar um podcast sem ter nenhuma bagagem, vai se frustrar e achar que aprender um novo idioma é impossível. Imersão é possível, é um dos caminhos que leva ao sucesso, mas deve ser feito com estratégia.
Concordo plenamente. Por muito tempo estive travado pois estava esperando ficar perfeito. Hoje percebi que falo com meu professor e ele entende o que estou falando, falo com o chatgpt e ele entende, entao isso significa que um nativo tambem entenderia. É claro que nao consigo entender 100% do que ouço mas é possivel entender o contexto. Tudo é questao de pratica.
Excelente, Gabriel! Que artigo inspirador, corajoso e essencial! Você tocou no ponto crucial da Carreira Tech: o Inglês não é um luxo, mas o idioma de trabalho principal, e a fluência se conquista com prática ativa, e não com perfeição.
É fascinante ver como você aborda o tema, mostrando que a melhor forma de aprender é não esperar estar "pronto" para começar a falar.
Qual você diria que é o maior desafio para um desenvolvedor ao implementar os princípios de IA responsável em um projeto, em termos de balancear a inovação e a eficiência com a ética e a privacidade, em vez de apenas focar em funcionalidades?