Como estudar - DICA
- #Linux
Olá, senhores, tudo bem?
Me chamo Daniel e sou novo por aqui... muito prazer!
Amigos, estou aqui para oferecer dicas de estudos a quem interessar afim de melhorar, talvez, a performance do aprendizado. Essas dicas funcionam muito bem comigo e pode não funcionar com você e, tudo bem! :)
Eu vejo os perfis dos grandes e amigos membros da DIO e fico realmente admirado com a quantidade de cursos finalizados e em andamento, mentorias e boots feitos na comunidade. Muito bonito mesmo!
Também vejo alunos duelando no ranking da DIO, o que tb é muito bonito. Mas vem cá...
Eu creio que o aprendizado deve ser "saboriado", já ouviram falar no perfil "ornitorrinco"? pois bem, existem vários ornitorrincos e vou te dizer o que isso quer dizer. Isso se refere a pessoas que tentam fazer tudo, parecem com tudo, mas no fim, as vezes, não fazem nada, não parecem com nada e muitas das vezes se confundem e não aprendem nada. Esses conhecem sobre vários temas, várias tecnologias, mas não aprenderam de fato, infelizmente.
Eu gosto de usar o exemplo da leitura, onde existem os leitores vorazes que leem em 1 dia um total de 500 pag aprox. Mas esses não anotam nada! Esses passam lendo e só vendo as coisas acontecerem, mas não conseguem fazer uma resenha ou discursar sobre o que leu. Isso ocorre primeiro porque foram rápidos demais e depois porque não anotaram, não exercitaram a leitura. O mesmo ocorre em cursos, onde você tem que vencer a ansiedade, fazer um curso de cada vez, anotar e tentar executar o que está aprendendo. Só assistir aos vídeos sem exercitar é como ler sem escrever. Tu vai saber que tal coisa existe, mas não vai lembrar dos pormenores.
Então, deguste os seus estudos e abra o bash e tente criar usuários, dar permissões, criar grupos, criar regras de grupos. Faça o que estiver no escopo do módulo e só então vá para o próximo. Acredite que assistir a um vídeo ou dois do módulo e anotar tudo o que for possível e, experimentando dentro do seu bash o que aprendeu vai fazer você crescer mais do que assistir a todo o módulo de uma vez. E pior, existem os que assistem 3h de curso sem escrever uma linha. Se você consegue fazer isso e aprender, parabéns, a maioria não!
Gente, eu super recomendo usarem o Word, Onenote, até mesmo o Trello para criar as suas listas de estudos.
Vamos firmes, que tão logo estaremos preparados para os dockers e kubernetes :)
Um abraço seus lindos...
Me desculpe se disse algo que não gostou, mas por favor comente abaixo alguma sugestão ou o que achou deste artigo.
Com aperto de mãos, Daniel Almeida. Estudante iniciante de Linux.




BC
Parabéns pelo artigo!
JS
vc esta certo temos de fazer pra aprender ;mas eu estou bem perdido mas tenho vontade.
Otima dica meu amigo e parabéns pelo post!
PSC: Existe a ferramenta chamada Notion, uso ela para organização dos meus estudos e projetos. Aqui no DIO existe aulas falando sobre a ferramenta. Recomendo demais!
MC
Excelente texto, amigo. Temos que ir com calma e ter constância, é um ciclo: aprender, executar, dominar. Depois repete com o próximo tema.
Ótima dica Daniel.
Gostaria de complementar o que o finado Professor Pier vivia repetindo.
"Estudar sem papel e caneta não é estudar. Quando você digita, vai para o HD do computador. Quando você escreve, vai para sua mente!"
Depois que coloquei em pratica escrever, levo mais tempo estudando, mas ficou muito mais fácil pra mim revisar.
Eu não anoto tudo, apenas o que é relevante e o que talvez sei que não lembrarei mais na frente,.
Concordo com você em gênero, número e grau..ler por ler só por status isso é ruim para a própria pessoa, pq não vai aprender ou assimilar nada...Para eu conseguir assimilar e compreender tenho que anotar, praticar, responder senão sem chance... muito legal suas dicas...valeu Daniel 👏
Que texto necessário!
Concordo, o estudo tem que ser algo que nos leve a uma transformação, e acredito que isto só ocorrerá quando compreendermos de fato o que estamos nos propondo a aprender.
Sua palavras foram no ponto certo!... O que tem de pessoas fazendo curso online sem prática um código se quer, são muitas pessoas fazendo isso.
-O que eu escuto por ai * Você tem faculdade ?* a pessoa fala assim 'Ñ', pra que faculdade.
Cara eu estou né graduando em análise e desenvolvimento de Sistemas, se a pessoa ñ se qualificar para o mercado tento um diploma mão não vai dar em nada...
Outra coisa faculdade so vai ajudar certo ponto, quem faz o profissional e eles mesmo :)))!!!!. Too na área da tecnologia temos que gostar de ler, escrever.
#DANIEL JÚNIOR, EU GOSTEI DA SUA PONTO DE VISTA... Se vc olhar no meu perfil eu não sigo ninguém. Porque ninguém fala as coisa correta. Você falou o que é certo Parabéns 🎊....