E se a gente for código? A teoria da simulação
- #IA Consciente
- #IA Generativa
Se a gente aceita que o cérebro humano e uma IA funcionam pelos mesmos princípios, pq a hierarquia pararia na gente?
Isso não é pira de ficção científica. um filósofo de oxford mostrou por probabilidade que, se civilizações avançadas conseguem simular universos inteiros, o número de consciências simuladas supera o de originais em bilhões. matematicamente, a chance de você ser o original é ridiculamente pequena. a lógica é irritantemente sólida.
E quando você olha pra física, a coisa fica esquisita.
A física quântica, onde partículas só ganham posição definida quando alguém olha, parece muito um motor de videogame poupando processamento e só renderizando o cenário quando o jogador tá por perto. o limite da velocidade da luz parece um limite hardcoded no sistema pra evitar que o servidor do universo trave tentando propagar informação pra todo lado ao mesmo tempo.
No fim do dia, se for verdade, não muda a nossa dor ou o nosso amor aqui dentro, que continuam muito reais na nossa experiência. mas quebra aquela nossa confiança arrogante de que a gente já entende a realidade base.
Escrevi um artigo novo no blog aprofundando tudo isso e juntando bostrom, física quântica e as dores de cabeça recursivas da teoria da simulação.




Olá!
Você diz "Se a gente aceita que o cérebro humano e uma IA funcionam pelos mesmos princípios", mas eu aprendi que o cérebro humano funciona à base de inteligência e raciocínio, enquanto a IA funciona como uma busca por padrões nos dados de teste para retornar a resposta mais provável. Talvez eu precise ler mais sobre o assunto!
Quanto ao artigo citado (disponível em: "https://simulation-argument.com/simulation.pdf"), ele se baseia, principalmente, na hipótese de que "civilizações avançadas seriam capazes de criar simulações contendo seres genuinamente conscientes". Para mim, uma simulação computacional ser possível de criar seres conscientes é muita ficção científica.
De qualquer forma, vou ler este artigo e o do seu blog para entender melhor essa história!!
Olá tudo bem?
Perspectiva interessante!
Obrigado por compartilhar!