Idade é um conceito? (parte 3)
Então imagina só, é como se nós fossemos abelhas. Tipo, fisicamente, ela não deveria voar. Asas pequenas em relação ao corpo que também não é aerodinâmico, então segundo as leis da Física elas não deveriam, mas ninguém falou pra elas. Então elas acordam pela manhã, saem da colmeia e voam… -Então ideia de que por ser "velho demais" ou por não ter o "perfil certo", só nos sobrecarrega. Já temos muita coisa pra nos preocupar, tipo encaixar estudos, trabalho, e família, e lidar com projetos. E buscar apoio, perguntar em fóruns, ajudar outras pessoas – Quem aí nunca pregou a "palavra da programação? kkkkk".
E é engraçado como o mercado enfatiza a importância das habilidades interpessoais, como responsabilidade, comprometimento, trabalho em equipe e resiliência. No entanto, profissionais com essas habilidades muitas vezes são rejeitados por conta da idade. O mercado procura por candidatos de 25 anos com as habilidades interpessoais de um profissional de 40 anos e a experiência de alguém que já trabalha há décadas. Só que em algum momento, as empresas vão ter que se tocar que o que importa mesmo é a necessidade deles e a solução que a gente pode trazer. Eles terão que deixar de lado a idade, gênero e outras barreiras e focar nas soluções que os candidatos podem oferecer. A dedicação e a busca pelo conhecimento não podem ser ignoradas indefinidamente porque quando você se dedica torna impossível de ignorar.




Aulas de mais isso aqui, eu aqui vou fazer 30 esse ano, já trabalhei com Redes, com manutenção de micro, com eventos com ilumição e energia, choppeiro, com placas solar(fotos voltaicas) pet shop, uber, recenseador do IBGE, e voltei a estudar e tentar trabalhar com minha paixão que é computação, faz 3 meses que estou na caminhada de estudar pra ter o fundamental para me candidatar a uma vaga, sei que é um mercado muito competitivo em constante atualização, mas o caminho é um só estudar focar e se dedicar, botei isso na minha cabeça e com a bagagem que adquiri quebrando a cara e aprendendo muito, entendi que só vai dar certo se você fizer com alegria com vontade, desejo, a ideia dos altos salários e empregos fáceis não me passava pela cabeça quando voltei a estudar, a dio me proporciona um ambiente com vários cursos, e espaço para evoluir profissionalmente e sou muito grato por isso. Conhecer histórias de outras pessoas cada uma com suas particularidades, amplia meus horizontes relativos a o futuro da carreira, ou meu futuro, não sei ainda 😅.
Obrigado pela história e pelo insight das abelhas, analogia incrível relativa a o nosso mercado de trabalho e isso não só pra computação.
Histórias como a sua me motivam e deixam o coração quentinho. Assim como o Matheus eu também estou em transição de carreira e sinto isso que você pontuou, temos bagagem emocional e maturidade, porém com 0 experiência na área e pela idade 40+ somos considerados velhos para ser estagiário. Quem dera se a vida me permitisse ter a oportunidade de estudar ainda nova, mas consegui depois dos 30 e acredito que iremos conseguir.
MS
Muito bem dito Josie.
Estou com esse problema também, um profissional da engenharia, migrando para TI, com muita bagagem em gestão de processos, projetos e licenciamento de empresas - que se elas não tivessem, poderiam fechar ou ir a falência devido as multas.
Contudo, isso não é levado em conta quando buscamos pelo menos uma vaga de estágio para conseguir a tão exigida experiência na nova área.
Mas vamos insistindo, a meta é até o fim do ano já atuando na área 🙌