Trabalho Remoto: Alguém já trabalhou ou trabalha desta forma?
Olá,
Este é o meu primeiro artigo nessa comunidade. Gostaria de perguntar sobre as experiências dos colegas como desenvolvedor(a) em trabalho remoto. Vocês consideram "bom" ou "ruim", é mais difícil, paga mais ou menos? Enfim, agradeço por qualquer comentário.
Abraços!




Olá Tiago
boa noite
Ainda não trabalhei , mas quero muito poder trabalhar
novo , desafio , ,mudança e sempre bom...
Abraço!
Olá Thiago!
Sou do Rio de Janeiro e trabalho na TI Corporativa de uma Empresa de Saúde há mais de 10 anos.
A TI Corporativa fica baseada num prédio no Centro do Rio, e durante a Pandemia aderimos ao home office.
Esse ano o esquema hibrido (2x por semana presencial) foi adotado por quase todas as Diretorias de TI, com exceção da minha (graças a Deus rs).
Na prática, 99% da TI da Empresa consegue realizar suas atividades normalmente remotamente, eu por exemplo se fui ao Escritório 2 x durante a Pandemia foi muito.
Na minha opinião, a ida 2x por semana é pura politicagem (famosa babação de ovo), pois os times não podem ir completos, devido a regras do prédio onde estamos locados, então as reuniões de time continuam sendo através do Teams, você apenas se desloca para fazer o seu trabalho de um outro local, enquanto poderia estar confortável e mais relaxado em casa.
O home office meu caso foi excelente, pois moro na Zona Oeste do Rio, e para ilustrar minha saga de ida e volta ao trabalho, eu percorria aproximadamente 50Km de ida + 50 Km de volta, pegando 3 conduções em cada parte da jornada, TODOS OS DIAS.
Eu pegava as 7 da manhã e acordava 4:40 da manhã, levava em média 2:30 de translado, num total de 5 horas em média de deslocamento.
Chegava em casa perto das 20:00. Quem tem ânimo para estudar ou fazer qualquer outra coisa nesse ritimo?
Mesmo assim eu terminei minha Graduação e uma MBA em Projetos.
Extremamente cansativo.
Lá na Empresa não fiquei sabendo de redução de salário, mas houve uma imensa "debandada" na área de TI nesse período de Pandemia, o mercado ficou aquecido e onde trabalho ainda está se adequando para tentar reter talentos, tem falhado miseravelmente, mas vida que segue.
Ainda sobre salários, em TI não conheço quem teve o salário afetado, em outras área eu conheço um caso ou outro, em Empresas multinacionais inclusive.
Para mim, o home office foi excelente, consigo estudar, praticar atividades físicas, etc, etc, etc
Consegui contribuir meu amigo?
Boa noite, primeira vez que trabalhei remotamente foi em 2015, porém essa modalidade não foi bem vista na minha região nessa época. Em meio a pandemia essa modalidade se expandio muito dando aportunidade para pessoa trabalhar pra uma meega empresa de qualquer lugar