1º Chatbot|Curso de Inglês
- #Python
Olá, amigos! Tudo certo?
Comecei a criar projetos, para colocar em prática o que tenho aprendido no Bootcamp de Python.
Elaborar esse código foi algo novo e incrível para mim. (Afinal, estou dando os primeiros passos)
Apesar de ser algo simples, exigiu bastante de uma iniciante como eu. Depois me contem nos comentários se vocês se desafiam assim também.
Obs: Demorei cerca de 6 horas para finalizar e ainda acredito que farei mais alterações.
Obrigada!




O objetivo da tecnologia é facilitar a nossas vidas em especial na resolução de problemas, dado certo conhecimento verá quando em sua jornada tiver que lidar com LLMs (Gemini, Bert..) em generative-ai, que é simples o processo de implementar algo semelhante (chatbot), temos que nos preocupar com o 'jogo inteiro' como a estrutura as boas práticas. Lhe parabenizo por teus resultados, bons estudos :)
Ótima iniciativa, você vai longe pois está no caminho certo!
RM
Parabéns Priscila, muito bom !
Parabéns Priscila, é muito legal quando a gente ver o nosso código funcionando, não é mesmo?!
Parabéns Priscila, de verdade mesmo. Mesmo não nos conhecendo, lendo seu relato, me vi no início da caminhada na programação. Hoje foram 6 horas, amanhã serão 5 horas, depois 4 horas e daqui a pouco você vai começar a fazer quase que no automático.
Vou compartilhar aqui uma ideia de código um pouquinho mais complexo para esse momento, mas que pode te ajudar bastante pra entender a logica por trás de um chatbot, mas ele vai executar algo parecido com o que você fez.
def main():
print("Bem-vindo ao chat bot da Priscila!")
while True: #enquanto a condição "sim" para a pergunta "Há mais alguma coisa que eu possa ajudar? (sim/não):" for verdadeira ele volta a printar as opções.
print("Escolha uma opção:\n")
print("[1] Qual o valor do curso?\n")
print("[2] Qual o tempo de duração do curso?\n")
print("[3] Não encontrei o que procurava. Encerrar atendimento\n")
escolha = input("Digite o número da opção desejada: ") #recebe o input da opção escolhida pelo usuário
if escolha == "1": #se a escolha for 1, a linha abaixo será executada
print("O valor do curso é de X reais.\n")
elif escolha == "2": #se a escolha for 2, a linha abaixo será executada
print("O tempo de duração do curso é de X horas/dias/semanas/meses.\n ")
elif escolha == "3": #se a escolha for 3, a linha abaixo será executada
print("Te vejo em breve! \n")
break #caso a opção 3 seja escolhida o "break" será acionado encerrando o programa.
else:
print("Opção inválida. Por favor, escolha entre 1, 2 ou 3.\n") # caso o usuário digite um valor diferente de 1, 2 ou 3 o usuário recebe essa mensagem de erro.
continuar = input("Há mais alguma coisa que eu possa ajudar? (sim/não): \n") #printa na tela do usuário a mensagem em questão, se a resposta for diferente de sim, o break é acionado e o programa encerrado.
if continuar.lower() != "sim":
print("Te vejo em breve!")
break
if __name__ == "__main__": #verifica se o script está sendo executado diretamente (como um programa principal) ou se está sendo importado como um módulo em outro script Python.
main()
Continua assim, que logo logo o que parece ser muito complexo vai se tornar simples e o que era imensamente complexo começa a se tornar um desafio legal de tentar entender e aprender. Pode ser que em algum momento a programação possa te parecer desanimadora quando as coisas parecem não dar certo (maldito ; kkkkkkkk) mas não desiste não, vale muito a pena no final.
Abraços.
Parabéns!!
LR
Parabéns Priscila !!!
Vc vai longe, sucesso.
Também sou iniciante e vejo que tenho um mundo novo de aprendizado.