Article image

ES

Emilly Souza05/04/2024 14:58
Compartilhe

Diálogos Adaptativos em Jogos. Utilizando a Lógica Fuzzy para Análise de Sentimento do Jogador.

  • #Inovação

Introdução

O mercado de Jogos Eletrônicos está em alta e com a evolução da tecnologia, tornou-se possível jogos realistas com realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), transformando a experiência de jogo. No domínio de desenvolvimento de jogos, a criação de experiências que envolvem o jogador é essencial. Dessa forma, este artigo analisa como a lógica fuzzy pode ser aplicada para criar diálogos adaptativos em jogos, permitindo análise de sentimento do jogador.

A lógica fuzzy é um estudo que usa a lógica matemática para presumir soluções, classificar e avaliar problemas mesmo com dados imprecisos. Seu diferencial das lógicas tradicionais é que a lógica difusa (lógica fuzzy) não realiza avaliações binárias (somente proposições verdadeiras e falsas). Com isso, a lógica difusa permite processamento de variáveis com vários valores em uma mesma variável.

Lógica Fuzzy no Desenvolvimento de Jogos 

Implementando a lógica fuzzy no desenvolvimento de jogos, permite que seja criado diálogos adaptativos que respondem aos sentimentos dos jogadores em tempo real. Essa análise dos sentimentos será por meio das respostas dos jogadores, as expressões faciais, voz e comportamento de jogo. Um exemplo dessa análise de sentimento é quando um jogador estiver desanimado por ter perdido alguma partida, o sistema de diálogo vai identificar e vai motivar o jogado, oferecendo também uma ajuda. Essa experiência torna a interação e a experiência de jogo real.

image

Foto: LatamGateway

Para implementar a lógica difusa, é necessário definir um conjunto de parâmetros, classificações, regras e avaliação. Além disso, as variáveis de entrada podem ser voltadas às respostas dos jogadores, expressões faciais e comportamento no jogo. As variáveis de saída podem ser o sentimento do jogador (positivo, negativo ou neutro), grau de confiança, mudança de sentimento e histórico de sentimento.

As regras no sistema fuzzy são importantes e refletem com precisão o sentimento do jogador. Por exemplo, “Se a resposta do jogador for positiva e a expressão facial for feliz, então o sentimento do jogador é positivo”. Um sistema de lógica fuzzy pode avaliar durante o jogo a probabilidade de que as informações de entrada (variáveis de entrada) sejam válidas e, com isso, executar a ação com base na probabilidade, tornando uma experiência mais realista para o jogador.

Conclusão

A lógica fuzzy é extensa e exige mais esforço de implementação em comparação às outras abordagens. Entretanto, utilizar o fuzzy é um diferencial que se destaca por utilizar avaliações não binárias. Desse modo, implementar a lógica difusa nos jogos para análise de sentimento do jogador é um avanço positivo na experiência mais imersivas para os jogadores e aumentar o público de jogos eletrônicos. 


Curso:

  • Santander 2024 - Criando Jogos com Godot: https://www.dio.me/


Pesquisas, sites e matérias:

  • Latam Gateway. Jogos eletrônicos no Brasil. Disponível em: https://payments.latamgateway.com/pt/jogos-eletronicos-no-brasil. Acesso em: 05 de abril de 2024.
  • Xp Educação. (s.d.). Lógica Fuzzy. https://blog.xpeducacao.com.br/logica-fuzzy/
  • ARXIV. Diálogos Adaptativos em Jogos: Utilizando a Lógica Fuzzy para Análise de Sentimento do Jogador. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1403.3185. Acesso em: 05 de abril de 2024.
Compartilhe
Comentários (0)