Disciplina nos dias difíceis
Eu já aprendi que os dias mais importantes não são os dias em que estou motivado. São aqueles em que tudo parece pesado, cansativo e sem graça. É nesses dias que a disciplina faz toda a diferença.
Nem sempre dá vontade de estudar, praticar ou abrir o computador. Às vezes, o cansaço mental fala mais alto. Mas eu entendi que não preciso render muito todos os dias — eu só preciso não parar.
Disciplina não é fazer tudo perfeito, é aparecer mesmo quando a vontade é zero. É estudar um pouco, testar algo simples, revisar o básico. Pequenos esforços em dias difíceis valem mais do que grandes esforços em dias fáceis.
Hoje, eu tento lembrar que constância constrói mais do que empolgação. E que cada dia difícil vencido me deixa mais forte para o próximo. Não é sobre velocidade. É sobre permanência.




É sobre isso samurai!!!
OM
Muito obrigado pela motivação, seguimos tentando, errando, pirando e com certeza aprendendo, desistir não é opção vamos em frente mantendo a constância!
IJ
Cara, muito obrigado por essas palavras. Eu fui ler isso justamente em um desses 'dias pesados'. É dificil manter a firmeza, principalmente quando esse desânimo vem, mas realmente é preciso entender que a constância é uma das únicas coisas que podem no futuro, garantir o sucesso.
Deveras verdade amigo. Hoje é domingo, e normalmente eu ficaria de bobeira por aí, mas sinto que meu tempo seria melhor aproveitado estudando alguma coisa de 30 minutos do que ficando de pernas pro ar por horas. Eu sei que o tempo de descanso é muito importante, mas fazer algo que você considera que vale a pena também é muito gratificante.
"Pequenos esforços em dias difíceis valem mais do que grandes esforços em dias fáceis."
Essa me pegou, me sinto bem desanimado com minha vida pessoal e a programação (trabalhar com tecnologia) sempre foi a minha esperança de tornar tudo melhor. Mas o tempo está passando e a sensação que vai ficando maior é a de não ter investido nas coisas certas ou ter demorado demais pra entrar na "época de ouro" por conta da IA. Penso em me adaptar, mas quanto mais notícias vejo, mais me sinto puxado para baixo e até pensando em mudar de ramo.
Talvez justamente a disciplina e a coragem sejam o que falta em mim para seguir em frente mesmo sem ver um resultado tão claro ainda. Boa jornada para você Kleber!