Feito é melhor do que perfeito - Como gerei receita com meu 1 projeto
- #Flutter
- #Dart
Antes de mais nada preciso te contextualizar.
Esse não será um artigo técnico, quero apenas compartilhar um enorme aprendizado que tive e que me gerou um resultado IMPRESSIONANTE.
Prazer... Me chamo Carlos e estou imerso nesse mundo de desenvolvimento, de forma autodidata, jaz 1 ano.
Entrei para esse universo por necessidade, hoje sou Co-Diretor de um studio de dança e Co-fundador da startup Dkonline. E como todos que trabalham e necessitam de serviços de desenvolvimento, passei e estou passando por diversos problemas para contratar e reter desenvolvedores na nossa empresa.
Para resumir essa história, eu tomei uma decisão muito importante.
Decidi colocar a mão na massa! Por que entrar nessa guerra de quem paga mais ou quem tem mais valor para reter um dev era uma luta perdida pra nós.
Comecei estudando Dart/Flutter e hoje estou no C#.
E para me ajudar na fixação do conhecimento, juntei o útil ao agradável.
Peguei um problema interno do studio, que era gerenciar um torneio do jogos temáticos do Harry Potter com 187 alunos que teria uma duração de 1 ano e construiu um sistema utilizando o dart no front e o firebase como back.
O sistema tem a seguintes estrutura:
Painel ADM - Mobile:
- Cadastro de alunos com suas respectivas casas do universo HP
- Lista todos alunos por turma
- Listar quantidade de alunos por casa
- Distribuir pontos para as casas
Site:
- Apresentar as casas com as suas respectivas pontuações - dkstud.io
Backend:
- Firebase
Enfim... Contei tudo isso pelo seguinte motivo, além de fixar o conhecimento tive um retorno inesperado, impressionante e impactou diretamente no resultado da empresa.
Esse sistema ajudou não só no gerenciamento do torneio, como na retenção dos nossos clientes e facilitou a conversão de novos alunos. Hoje nós temos 297 crianças/adolescentes extremamente envolvidos com o nosso trabalho.
Apesar de sermos uma escola de dança, conseguimos aplicar conceitos de gamification simples utilizando um sistema que foi construído para fins didáticos.
Moral da história. O código não está clean, não apliquei todos os fundamentos de arquitetura e boas práticas, provavelmente tem vários erros(basta abrir o concole no web), que hoje são mais claras para mim, mas eu coloquei em prática e tive um impacto impressionante, tanto financeiro quanto no aprendizado.
site: https://dkstud.io/
E para finalizar, peço desculpas por não ser uma leitura técnica ou por não seguir padrões de escrita mas finalizo com a frase que dirige a minha vida e que inclusive me influenciou em escrever esse artigo que também é o meu primeiro.
"Feito é melhor do que perfeito"
autor desconhecido.




Obrigado pessoal! Agora que vi os comentários! Achei que receberia notificações.
Fico feliz que tenham gostado.
parabéns, ótima iniciativa, como aquela frase inteligente diz: Feito é melhor, do quê perfeito... ;)
Caramba, que depoimento top! Obrigada por compartilhar conosco, pois vai servir de inspiração ✊
Muito legal ver gente aplicando numa escola de dança conhecimento com desenvolvimento, é uma área que me interessa, que surpresa ver isso aqui.
Parabéns Carlos, sua história é inspiradora. Hoje, com certeza, a melhor forma de manter o interesse dos alunos é com a gamificação; eu me incluo nessa. Sucesso!
Parabéns pelo depoimento :) É inspirador para nós que estamos começando. Sucesso!
Parabéns!
Aprendemos nas tentativas e erros, é assim que crescemos. Sucesso!
JA
Olá, Carlos.
Faltou o link do projeto... hehehe
Tá com falhas? #partiuversão2
Muito obrigado por compartilhar!
Cara mano que cause massa. Continue avançando e melhorando
Parabéns !!!
Você está de parabéns. Em um tempo onde a regra geral é ficar esperando, está ficando cada vez mais raro pessoas com o verdadeiro espírito de " vou fazer ", porque muitos falam porque é convenção, porque é bonito, mas atitude para agir são poucos. Meus parabéns novamente. Sucesso.