Como Evitar a Procrastinação e Alcançar os Objetivos - Vida Nível 10
- #JavaScript
- #Python
- #Java
Olhe a rotina semanal abaixo:
- Sábado: Estudo inglês, Leitura, estudo sobre desenvolvimento pessoal, programação e assisto algo que gosto.
- Domingo: Estudo inglês, Leitura, estudo sobre desenvolvimento pessoal e programação, missa.
- Segunda: Estudo inglês, programação, leitura, trabalho, mentoria.
- Terça: Estudo inglês, programação, leitura, trabalho, programação.
- Quarta: Estudo inglês, programação, leitura, trabalho, mentoria.
- Quinta: Estudo inglês, programação, leitura, trabalho, programação.
- Sexta: Estudo inglês, programação, leitura, trabalho, programação.
Consegue ver o padrão? Fazer a mesma coisa, todos os dias, por um longo período de tempo é uma das coisas que te ajuda a criar a rotina, o hábito e evitar a procrastinação. A mente gosta de repetição. Mas, não apenas de repetição de músicas que gostamos, ou de reassistir aquele filme top que acabou de lançar.
A mente gosta de rotina, pois ela é repetição, é previsível e o consumo de energia mental e corporal é menor para executar.
Temos consumo de tempo com deslocamento, imprevistos. Encontramos problemas no meio do caminho que não criamos. Logo, é preciso criar uma rotina, para que ao longo dos dias, ela vire um hábito, de fazer as mesmas coisas, nos mesmos horários.
Com o tempo isso fica simples.
As duas primeiras semanas são as mais intensas, pois é algo novo, ou seja, se você não está acostumado a ter rotina, é claro que o desconforto inicial será maior.
Após esse período, a mente já começa a tomar consciência do valor do hábito, o corpo já está começando a se adaptar a nova rotina, e tudo começa a fluir como se você já fizesse isso a muito tempo.
Detalhes importantes: Gosto de evitar conteúdos aleatórios, desnecessários, conversas que não agregam, conviver com pessoas que só reclamam e ambientes que apenas sugam as minhas energias.
Busco aumentar a presença. Estar consciente do que estou fazendo. É normal você começar a fazer algo e olhar para a hora, ficar impaciente, querer ver o celular. Então, é só chamar a presença para perto. Como fazer isso?
Sempre que algo te tirar a concentração, pare, olhe para tudo que está fazendo e pergunte a si mesmo: Por que eu estou apressado, inquieto, querendo fazer outra coisa? Estou precisando descansar, tomar um copo d'agua, comer algo? Se sim, é só fazer. Caso contrário, confronte-se e tente dizer para si mesmo que isso não é algo racional.
Algo como: "Eu não tenho compromisso. Não marquei nada com ninguém hoje. Não tenho outras coisas para fazer. Estou aqui, no meu quarto, com o computador ligado, sentado na cadeira para estudar isso. Não tem nada me atrapalhando. Então, por que estou inquieto? Não faz sentido. Vou tomar um copo d'agua, alongar o corpo e voltar a estudar".
Esse é um exemplo de diálogo interno, para trazer clareza, presença e te ajudar a fazer o que precisa ser feito. Mas, por que isso acontece? Estudar exige concentração, foco, e isso cansa. Sua mente não quer cansar, nem fazer algo difícil. Ela quer prazer (comida, diversão, conversa fiada). Logo, é preciso reeducá-la a ver valor e gostar de coisas diferentes, tal como, estudar.
Quando tiver a oportunidade de frequentar ambientes que podem te restaurar, ter boas conversas, aproveitar o clima, descansar, aproveitar e estar bem, agarre.
Busque reduzir o que tem de ruim na vida e aumentar o que tem de bom. Isso ajuda na hora de realizar as atividades que fazem sentido para você.
Logo, você ficará mais seleto e quando surgir algo que não está alinhado com seus objetivos, você tem um poder maior na hora de decidir e dizer "Não". Dizer "não" é algo que é difícil para algumas pessoas, mas é questão de treino. No começo, pode parecer difícil e chato, ter que negar algo.
Mas, depois que se faz a primeira vez, e você ganha a liberdade para fazer o que realmente precisa fazer, e você começa a ver o valor disso... é libertador. Mas, não é preciso gerar conflitos. Para dizer "não" gosto de falar a verdade, ou explicar rápido que tenho algo para fazer que não pode mais esperar (o que é real). Afinal, se eu adio meus estudos, adio meus resultados.
Bons hábitos, boas leituras, bons filmes, boas pessoas, bons ambientes...
Evitar conversas ruins, fofocas, brigas... evitar estar onde não gostaria e conteúdos aleatórios, conversas desnecessárias que não agregam em nada e matam tempo... Quantas pessoas ficam brigando o dia todo no Twitter com alguém que nem conhecem, por algo que não vai lhe trazer benefício algum, de forma inconsciente e no final fica sem energia, desmotivada, para baixo e na hora de estudar, está morta, sem vontade de fazer algo que sabe que vai precisar se concentrar para entender...
Manter o ambiente limpo, organizado, evitar distrações, saber o que precisa ser feito, quando precisa ser feito... A sua mente é o seu santuário. Você precisa cuidar dele e não deixar que qualquer coisa entre.
Saber o que é urgente e o que pode esperar. O que deve ser feito por você e o que outra pessoa poderia fazer, delegar...
São essas coisas que te aproximam dos resultados que você deseja.
Se além disso, você melhora a sua capacidade de comunicação, logo, não terá que lidar com conflitos, ou situações que te desgastam. Algumas pessoas são mestras em dizer alguma palavra, frase, julgamento, que pode nos tirar a paz.
Logo, olhe para elas e suas palavras, como uma visão limitada de informação que ela tem de você. Como ela não sabe o que você realmente está fazendo, nem tem controle disso, ela pode falar algo de forma inconsciente que ao invés de ajudar possa te atrapalhar.
Por isso, decida: Vou gastar tempo debatendo, tentando explicar, perdendo energia, ou, vou entender que ela não consegue entender meu mundo por completo e por isso, quer dar uma opinião, seja para ajudar ou me fazer ver algo? Deixe a opinião vir, e siga seu caminho.
Sentou para estudar, deixe tudo que pode te atrapalhar fora da sua mente, elimine as distrações visuais, como celular e abrir as redes sociais.
O tempo, o hábito, a rotina, tanto das suas atividades, quanto dos seus comportamentos, falaram de forma inconsciente a todos ao seu redor. Assim, as chateações irão diminuir e você ficará mais livre para seguir o seu caminho.
Quando a gente evita essas coisas, a gente ganha espaço de tempo e na mente, para se preocupar realmente com o que precisa se preocupar, tal como... Eu vi aquela aula e não entendi isso. Vou pesquisar para entender.
Faz sentido para você?
"Quanto mais você focar naquilo que não tem controle, pior será a sua qualidade de vida" - Wendell Carvalho.
"Você pode desperdiçar a vida criando limites, ou pode vivê-la ultrapassando-os" - Shonda Rhimes.
"E quanto a você? Está expandindo todo o seu potencial e criando os níveis de sucesso que realmente deseja - em todas as áreas da vida? Ou existem áreas nas quais você está se contentando com menos do que deseja? Você está se contentando com menos do que é capaz e, depois, justificando que está tudo bem? Ou está pronto para parar de se contentar, para começar a viver sua melhor vida - Você sabe, aquela vida dos seus sonhos" - Hal Elrod (Livro: O Milagre da Manhã).
Minhas Redes:
- LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/olivalpaulino/
- Youtube: https://www.youtube.com/@olivalpaulino
- Instagram: https://www.instagram.com/olivalpaulino/




Muito boas dicas! Obrigado!
Muito obrigado!
Parabéns pelo excelente artigo!
Foi muito bom ler esse artigo, meus parabéns.
Que incrível, muito libertador colocar tudo isso em prática!
literalmente você escreveu dicas para o sucesso.
Otimo Artigo, parabéns
excelente artigo
Verdade, Nicolas. Que bom que gostou. Descansar é essencial para a mente descarregar as informações inúteis e gravar as informações úteis. Lembro-me de ter visto algo em algum podcast. Mas, é fácil de perceber quando a gente não dorme bem, pelo nosso nível de concentração. Foi bom lembrar disso. Um abraço.
Muito bom Olival! Além da explicação científica, também há o incentivo de ter bons hábitos! Parabéns!!!
Não podemos esquecer de descansar também, para o cérebro absorver melhor o conteúdo estudado... :D