[DICA] Alternativa ao PuTTY
- #Linux
- #AWS
Fala aí, galera.
Pra quem está em alguma atividade de acesso remoto a máquinas Linux em instância EC2 da AWS e não quer usar o PuTTY pra SSH access tem um emulador de terminal bem prático chamado Secure Shell que funciona como uma extensão do Google Chrome.
Eu gosto dele porque além de ficar ao alcance na própria tela do navegador também permite salvar o par de chaves na conexão que estamos criando, diferente do PuTTY que nos obriga a procurar o mesmo par de chaves a cada nova conexão.
Para quem quiser testar pesquise por 'Secure Shell' na chrome web store ou então clique no link a seguir:
https://chrome.google.com/webstore/detail/secure-shell/iodihamcpbpeioajjeobimgagajmlibd
Para quem usa outros navegadores vale a pena pesquisar se existe a extensão compatível.




Outra coisa, @marcelorodrigues2005.
Não sei qual a stack você usou neste projeto mas tenho certeza que pode rodar dentro de uma solução Serverless da AWS, tipo o Lambda. Neste caso você não precisa se preocupar com provisionamento de servidor e é escalável.
Vale a pena pesquisar.
Fala @marcelorodrigues2005.
(Não encontrei uma maneira de comentar teu comentário, então estou citando seu username, espero que leia)
Então, achei bem legal teu projeto. Sobre suas perguntas eu não vou saber te responder com toda precisão pq não estudo AWS há tanto tempo e ainda tenho muito a aprender.
Mas eu tenho algumas sugestões:
1. Dê uma lida sobre o nível gratuito da AWS (Free tier) pra saber o tamanho do potencial de processamento que pode utilizar sem pagar nada. Segue o link:
- https://aws.amazon.com/pt/free/?all-free-tier.sort-by=item.additionalFields.SortRank&all-free-tier.sort-order=asc&awsf.Free%20Tier%20Types=*all&awsf.Free%20Tier%20Categories=*all
2. Talvez valha a pena gastar um pouquinho pra você tirar suas dúvidas e conhecer realmente o potencial do seu projeto. Mas para isso não sair do controle sugiro que utilize a calculadora da AWS para provisionar os possíveis gastos. Segue o link:
- https://calculator.aws/#/
3. Não sei se você está matriculado no Bootcamp Cloud AWS, mas se estiver eu tenho certeza que essas suas dúvidas serão sanadas durante essa jornada.
Vou te seguir por aqui até pra acompanhar teu projeto.
Valeu! Abraço.
Legal! Não conhecia essa extensão, pelos comentários da página da extensão geral aprovou.
Walter, eu estou criando um algoritmo de processamento de vídeo para converte-lo em art 8 bit. Um vídeo de 8 segundos, levou cerca de 30 minutos para ser convertido, então pensei em usar uma dessas máquinas na nuvem nesse plano gratuito da AWS, para processar vídeos demorados que podem levar mais tempo. Minha dúvida é se esse plano gratuito dele, o seu processamento é muito devagar, pois eu uso um notebook I5, 11a geração com 8 gb de RAM, e já é um processo demorado, eu não sei se vc vai conseguir me responder, rs, mas já que falou de AWS, resolvi pedir ajuda.
Fala Walter!
Obrigado pela contribuição!
Estou conhecendo AWS e venho acessando via Putty. Irei testar o Secure Shell.
Um abraço!
Excelente, obrigado por compartilhar.
Bom dia Walter,
Legal mesmo eu não sabia que existia essa possibilidade de extensões para facilitar e agilizar o processo.
show!